segunda-feira, 26 de novembro de 2012

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ALUNOS RECEBEM CERTIFICADOS


por Luiz Francisco da Silva/PC 


Os alunos Carolina Marques Carneiro,  Francisco Roberto Lima Celestino e Thais Ferreira Santos, ambos da 3ª série do Ensino Médio, concluíram  o curso de inglês on-line promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no primeiro semestre de 2012, cujo objetivo é oferecer mais uma ferramenta na formação de nossos alunos para a inserção no mercado de trabalho. Nossas congratulações aos alunos concluintes e nosso muito obrigado àqueles que disponibilizaram esforços para o sucessos destes educandos, em especial a PCNP Beth Kozikoski.

Parabéns Carolina, Francisco e Thais!
Equipe Gestora e Docente da Escola Ruy Prado

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ESCOLA RUY PRADO SERÁ REPRESENTADA NO PECI

por Adriana de Aguiar Gomes/PC

Premiação na OBMEP em SP
A aluna Laura Vitória Trudes Gato, 12 anos, da 6ª. Série A do Ensino Fundamental, Ciclo II, da EE. Prof. Ruy Prado de Mendonça Filho, em Registro, foi convidada pela Equipe do PECI para participar da prova de seleção que acontecerá no dia 10 de novembro de 2012 como parte dos preparativos para a próxima edição do PECI – Preparação Especial para Competições Internacionais, que é um programa da OBMEP que, desde 2009, prepara alunos de escolas públicas para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM e a partir da OBM, de competições internacionais, como a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, a Olimpíada Iberoamericana de Matemática e a Olimpíada Internacional de Matemática. É a primeira vez que aluno da rede pública estadual da região do Vale do Ribeira recebe o convite para participar dessa prova seletiva, que neste ano contará com cerca de 380 alunos do Brasil, para selecionar 12 alunos que participarão dos encontros presenciais em Brasília, nos meses de janeiro, abril, julho e agosto de 2013, e também das atividades virtuais, e mais 30 alunos que terão acesso ao fórum do PECI e participarão de todas as atividades virtuais. A Equipe do PECI deixa claro no convite, que a aluna Laura Vitória está sendo convidada pelo seu desempenho na OBMEP 2011 (medalha de bronze) e no PIC – Programa de Iniciação Científica, do qual vem participando desde o mês de julho de 2012, sob a orientação da Profª. Vitória Raquila Papadopoulos Koki, PCNP de Matemática da Diretoria de Ensino – Região de Registro.A EE. Prof. Ruy Prado de Mendonça Filho liderada pela Diretora Lize Macedo Cordeiro está organizando com a participação de alguns professores da disciplina de Matemática uma preparação diferenciada de apoio à aluna, uma vez que o nível dessa prova seletiva é bastante elevado em comparação ao conteúdo regular da série que ela está cursando. Independentemente de qualquer resultado que seja obtido nessa prova seletiva, já se pode considerar uma grande vitória o fato de uma aluna da região do Vale do Ribeira haver sido convidada para tão distinto evento de envergadura nacional.


PROJETO "LUGARES DE APRENDER"


por Luiz Francisco da Silva/PC

Projeto realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de levar os alunos a conhecerem espaços  culturais e enriquecer  sua bagagem cultural. Conhecemos o museu sacro e o arqueológico na cidade de Iguape, onde os alunos das 7ªs séries do Ensino Fundamental e das 3ªs séries do Ensino Médio, sob orientação das professoras Luciane Bazoli e Sônia Maria Fernandes e coordenação da Professora Coordenadora Adriana Aguiar.


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REALIZAM TRABALHOS SOBRE INTERVENÇÃO


por Luiz Francisco da Silva/PC



Intervenção é como uma ação sobre algo, que acarreta reações diretas ou indiretas; ato de se envolver em sua situação, para evitar ou incentivar que algo aconteça, nesse sentido foram trabalhados assuntos da atualidade onde os alunos produziram suas intervenções fazendo os observadores refletirem sobre determinadas ações. Os assuntos foram: aborto, bulliyng, vida exposta na internet, sustentabilidade, violência infantil, DST e estudos. Os alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, orientados pela professora Luciane Bazoli, produziram materiais como: móbiles, caixas de painéis, livros demonstrativos, bonecos de isopor, como resultado de aprendizagem sobre os assuntos.
      

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

“LER É CONHECER O MUNDO”

por Luiz Francisco da Silva/PC

O projeto “Ler é Conhecer o Mundo”, trabalhado em sala de aula pela professora Andressa Dias Monteiro Ribeiro, foi desenvolvido com o objetivo de despertar o hábito da leitura e o amor pelos livros. Alunos das 5ªs e 6ªs do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de conhecer expoentes da literatura infantil/juvenil tais: Thalita Rebouças e Valéria Piassa Polizzi.”
Os assuntos abordados na coleção “Fala Sério” e no “Depois Daquela Viagem”,  serviram como pauta para calorosos debates, dramatização teatrais... sem contar as horas prazerosas da leitura.
O novo acervo permitiu  que assuntos pertinentes ao currículo como: elementos da narrativa e características da tipologia  de relatos autobiográficos fossem trabalhados de maneira mais atrativa. Foi uma estratégia de sucesso para mostrar aos alunos  que os conteúdos trabalhados em sala de aula são facilmente encontrados em todas as obras literárias. Os frutos desse projeto já estão sendo colhidos! A fila de espera para o empréstimo dos livros não nos deixa mentir.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PROJETO "VALE SONHAR"


                                                                         PREVENÇÃO E SAÚDE 
                                                                                     por Luiz Francisco da Silva/PC

A profª Milena Ferreira do Prado, dentro do Projeto Vale Sonhar, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Kaplan, desenvolveu com os alunos atividades com o objetivo de levantar informações sobre a gravidez na adolescência, além de oficinas realizadas com os alunos do Ensino Médio. Este projeto, sendo a “ menina dos olhos” da Secretaria faz parte dos conteúdos do quarto bimestre em Biologia e é de suma importância para a conscientização dos alunos e alunas quanto a gravidez precoce e demais implicações nas relações sexuais sem proteção.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROERD NO RUY PRADO

por Luiz Francisco da Silva/PC


Dentre as escolas de Registro, a E.E. Prof. Ruy Prado é uma das contempladas com o projeto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o PROERD, isto é, Programa de Resistência às Drogas e à Violência.
Programa que possui como material didático o “Livro do Estudante”, Livro dos Pais”, “Manual do Instrutor e um álbum composto por cartazes coloridos para a Pré-escola e Primeiros anos do Ensino Fundamental. Consiste em uma ação conjunta entre Instrutor Proerd – Policial Militar devidamente capacitado, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido dos alunos reconhecerem as pressões e as  influências diárias, com isto,  prevenindo o uso indevido de drogas e minimizando a violência  entre os educandos.
Na nossa unidade escolar, o soldado-PM João Cunha tem realizado um excelente trabalho juntos às 6ª séries, abordando temas sobre prevenção ás drogas e prática contra a violência, construindo junto com os alunos, cartazes, além do convívio das explanações, resultando na mudança de postura dos alunos envolvidos no projeto.