quarta-feira, 27 de julho de 2011

Professores e equipe gestora replanejam ações para o segundo semestre

                                                                                                       Luiz Francisco da Silva - professor coordenador
                                                                                                  
De acordo com o calendário da Secretaria de Educação, professores e equipe gestora da E.E. Prof. Ruy Prado, estiveram nos dias 25 e 26 de julho reunidos para avaliar os resultados e rendimentos dos alunos e as ações de toda a equipe escolar, neste primeiro e segundo bimestres. Uma avaliação das conquistas obtidas neste primeiro semestre por parte dos alunos, professores e toda equipe desta unidade escolar, com o objetivo de melhorar ainda mais nosso desempenho.
Um dos focos da reflexão foi pautada em cima dos resultados obtidos pelos alunos na avaliação diagnóstica proposta pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior), abordando Língua Portuguesa e Matemática, para as  oitavas séries. Foi objeto de análise pelos professores, identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos nesta avaliação externa e encontrar soluções para saná-las preparando os alunos para a Avaliações Saresp e Prova Brasil, ambas  em novembro próximo. Outro ponto importante, foi a análise dos rendimentos de todos nossos alunos, desde a 5ª série até a 3ª série do Ensino Médio, quanto aos resultados das avaliações internas, isto é,  as avaliações escritas e demais atividades avaliativas realizadas pelos professores em sala de aula,  mostrando  melhora de rendimento no segundo bimestre, em relação ao primeiro.
Foi ressaltado durante o replanejamento, as conquistas do grupo como: Além de várias atividades para a reflexão de todo o grupo presente, como o filme: "mãos talentosas", a reunião de replanejamento contou com a presença do dirigente de ensino, professor Gabriel Marcos Spínula, no segundo dia pela manhã, e com o apoio técnico dos PCOPs (Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica),  Cida e Leninha da área de História e Geografia que abordaram o assunto "habilidades e competências" e com a professora Renata Serrano e professor Odair da área de Matemática e Física analisando os dados em termos de rendimentos dos alunos nas avaliações internas.
Fez-se ainda uma avaliação sobre os projetos , conquistas e trabalhos diferenciados, como:
desenvolvidos pela equipe docente, Conquistas: Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo - categoria mirim; Turma de Treinamento: Tênis de Mesa Mirim Masculino – 2º lugar em nível de Diretoria; Futsal Masculino Mirim – 1º lugar Voleibol Feminino – 2º lugar. Olimpíada Brasileira de Física: 12 alunos classificados para 2ª fase. Participação na Olimpíada Paulista de Física; 22 Alunos; Concurso de Redação do Rotary de Registro “Valorizai a água”: vencedora Vanessa. Alunos aprovados no Concurso Acessa Escola/Fundap: Humberto Takeshi Fukazawa, Luana Mendes Lira, Nahiara Gislaine, Rogério Gonçalves Costa, Maria Luiza Ferreira Pinto, Brendo Correia Gomes. 
Destaque dos Trabalhos Diferenciados: Exposições do Meio Ambiente (profª Luciane); Prevenção: Trabalho de Arte (profªLuciane); Valorização da Participação do Aluno “escolito” (profª Andréia); Aulas de Violão (prof. Nilton); Aulas de Xadrez (prof. Nilton); Projeto Visita à Criff (profª Paula); Auxílio ao Aluno à Cursos (profª Clenilde); Olímpíada Brasileira de Física – estímulo e acompanhamento (prof. Manoel Carlos); Olimpíada Paulista de Física – estímulo e acompanhamento (prof. Manoel Carlos); Jogos com Regras Ortográficas (profª Andréia); Síntese dos Conteúdos Estudados (profª Clenilde/prof. Nilton); Avaliação Através de Computadores (profª Clenilde); Alunos em Círculos: “Análise de trabalhos dos colegas” (profª Andressa); Avaliação: “Escreva o que você aprendeu e que eu não pedi na prova” (prof. Nilton). Encerrando os dois dias de reunião, traçou-se novas perspectivas quanto aos projetos e demais ações pedagógicas, ficando definido algumas deliberações para a organização e execução da Feira do Conhecimento, englobando feira de ciências, show de talentos e demais atividades, inicialmente previstas para o dia 07 de de dezembro.
Bom retorno à todos!