sexta-feira, 27 de maio de 2011


Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acaba de divulgar as datas de inscrição para o exame, que vai avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio. A data de inscrição será do 23 de maio, a partir de 10h até dia 10 de junho, às 23h59. As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.
A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do  Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos conforme o desempenho no exame, e podendo garantir bolsas integrais ou parciais.
A novidade deste ano, segundo o Inep é que 2011 será o último ano em que o Enem ocorrerá apenas uma única vez no ano. Em 2012, serão aplicadas duas provas, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Para se cadastrar basta informar a data de nascimento, CPF, RG e demais informações pessoais. Preencha atentamente todos os campos e crie uma senha,  ela será usada para que você possa acompanhar a sua inscrição.
Não é preciso ter concluído o ensino médio para fazer a inscrição no ENEM, mas o candidato deve possuir documento de identidade e CPF.
As inscrições vão custar o valor R$ 35. Assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.
As inscrições do enem serão feitas exclusivamente pela internet pelo endereço eletrônico:
Site Inscrição Enem 2011 – http://enem.inep.gov.br/
Como é uma prova que privilegia leitura, os principais erros são decorrentes da falta de atenção. Não tenha pressa de ler, procure seguir seu ritmo normal, sem cometer excessos. Um dia antes da prova, durma bem, acorde cedo, alimente-se adequadamente antes de sair de casa. Saia com antecedência para chegar no horário. Essas são as principais dicas.
Boa Sorte!